O ambulatório integrado de bipolares (AIBIP) é um programa de tratamento para portadores de transtorno bipolar:
- transtorno bipolar tipo I
- transtorno bipolar tipo II
- ciclotimia
- outros transtornos bipolares
Sob a coordenação do psiquiatra e pesquisador Dr. Diego Tavares, realiza pesquisas em várias frentes como Psiquiatria, Psicologia, Neuropsicologia, Psicofarmacologia, Neuromodulação, entre outras, todas voltadas para um melhor entendimento e tratamento dos transtornos bipolares.
O AIBIP acontece todas às Sextas-Feiras, no período das 08:00 as 12:00, no segundo andar ala sul do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas.
PESQUISA CLÍNICA EM ANDAMENTO
Previsão de início do recrutamento: 05/08/22
Duração prevista do estudo: 1 ano e meio
Tema: Avaliação da eficácia, segurança e tolerabilidade da estimulação magnética theta-burst stimulation (TBS) nos episódios depressivos maiores do transtorno bipolar tipo I: ensaio clínico randomizado, controlado, duplo-cego e de grupos paralelos.
Descrição: Trata-se de um estudo clínico com 6 semanas de duração que irá avaliar a eficácia de uma modalidade recente de estimulação magnética transcraniana – theta burst stimulation (TBS) – como estratégia de potencialização dos estabilizadores de humor no tratamento do episódio de depressão do transtorno bipolar tipo I.
Critérios de inclusão:
1) Idade entre 18 e 64 anos;
2) Diagnóstico de transtorno bipolar tipo I em episódio atual depressivo;
3) Estar em uso de pelo menos um dos seguintes estabilizadores de humor: lítio ou ácido valpróico/valproato de sódio/divalproato de sódio ou lamotrigina ou lurasidona ou quetiapina > 300mg/dia ou combinação olanzapina + fluoxetina;
4) Possuir psiquiatra e realizar acompanhamento regular;
5) Morar em São Paulo ou grande São Paulo;
6) Disponibilidade para estar no Hospital das Clínicas de São Paulo todos os dias da semana, isto é, de Segunda a Sexta-Feira (exceto finais de semana e feriados);
7) Concordar em participar de um “estudo duplo cego”, isto é, TODOS os pacientes que aceitarem participar do estudo devem estar cientes de que serão sorteados por meio de um sistema computacional para fazerem parte ou do grupo ATIVO (que vai receber estimulação verdadeira) ou do grupo SIMULADO (que vai receber estimulação fictícia, sem efeito terapêutico). Os participantes que ao final do estudo tiverem feito parte do grupo simulado, poderão realizar a estimulação verdadeira sem nenhum custo.
Critérios de exclusão:
1) Estar grávida ou amamentando;
2) Ter realizado tratamento prévio com estimulação magnética;
3) Ter realizado tratamento prévio com eletroconvulsoterapia (ECT);
4) Apresentar ideias ou planos de suicídio no momento presente;
5) Apresentar delírios ou alucinações no episódio depressivo atual;
6) Apresentar marcapasso cardíaco;
7) Ter tido derrame (AVC) no pasado;
8) Ter apresentado algum traumatismo craniano que necessitou de neurocirurgia previamente;
9) Apresenta algum objeto metálico no interior do crânio (pedaço de projétil, clipe cirúrgico, fragmentos de soldagem, etc).
Interessados em se candidatar para triagem, queiram por gentileza preencher o formulário abaixo:
https://forms.gle/2nYgSkMiAM88TJUNA
Copyright © 2022 – GRUDA – Todos os Direitos Reservados – Proibida a reprodução total ou parcial.